quarta-feira, 8 de agosto de 2012

JESUS, PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU


O Evangelho segundo São João (Jo 6,41-51) apresenta Jesus como o pão vivo descido do céu para dar a vida ao mundo. Mas, para que esse “pão”, que é verdadeiramente e definitivamente vivo, sacie a fome de vida que reside no coração de cada pessoa, é preciso crer, acreditar, ou seja, aderir a Jesus, acolher as suas propostas, aceitar o seu projeto, imitá-Lo, segui-l’O no “sim” a Deus e no amor aos irmãos.

Quando alguém acolhe Jesus como o “pão” que desceu do céu, torna-se um Homem Novo, torna-se uma Mulher Nova, torna-se uma Pessoa Nova, que renuncia à vida velha do egoísmo, do pecado, da solidão, da desilusão e que passa a viver na caridade, a exemplo de Cristo.

Naquele tempo, os judeus murmuravam de Jesus, por Ele ter dito: Eu sou o pão descido do céu. E diziam: Esse não é Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe conhecemos? Como diz agora: ‘Eu desci do céu’! Ora, os judeus perguntavam porque não aceitavam a “pretensão” de Jesus se apresentar como “o pão que desceu do céu”. Para eles, sendo Jesus um ser humano, um homem, conhecendo a sua origem humana, filho de José e de Maria, também dois seres humanos, essa condição, ou seja, a natureza humana, excluía sua origem divina. Portanto, eles não podiam aceitar que Jesus se autodenominasse como o pão descido do céu, seria uma arrogância de Jesus, uma afronta... Pensavam eles: Como Jesus podia ter a pretensão de trazer aos homens a vida de Deus???

Então, Jesus respondeu-lhes: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair (trouxer); e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas (no livro dos profetas): E todos serão ensinados (instruídos) por Deus. Quem escuta o ensinamento do Pai e dele aprende vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai; só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade, vos digo: aquele que crê tem a vida eterna (quem acredita tem a vida eterna). Eu sou o pão da vida. Vossos pais no deserto comeram o maná e morreram. Este pão é o que desce do céu para que não pereça (não morra) quem dele comer. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá para sempre (viverá eternamente). O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo.

Como vemos, ao invés de discutir a questão da sua origem divina, Jesus prefere denunciar aquilo que está por detrás da atitude negativa dos judeus. Eles não têm o coração aberto aos dons de Deus, ao contrário, têm a mente fechada, restrita, e recusam-se a aceitar os desafios de Deus… Jesus apresenta-se como o “pão” da vida, o “pão” de Deus, Ele veio para dar vida e esperança ao mundo, mas por causa do sistema religioso que os judeus viviam não conseguiam enxergar nem entender a mensagem de Jesus. Pior, não estavam dispostos a acolhê-Lo, sofriam de uma espécie de surdez, estavam surdos , se sentiam auto-suficientes e, por isso, não precisavam de Deus.

Incrível como muitas vezes nós nos sentimos assim e agimos como “surdos”, sem querer ouvir a verdade, sem aceitar a realidade, sem enfrentar os problemas, resistindo ao perdão e não querendo superar as perdas... Pior, sem buscar Deus e deixamo-nos afundar num abismo. Olha só, a decisão está em nossas mãos, não devemos nos limitar ao que éramos, ou seja, conformados, acomodados, desesperançados, perdidos, presos a conceitos pré-fabricados, engessados à determinadas leis.... Não é que não devamos obedecer às leis, não se trata disso, mas sabemos que existem normas ultrapassadas, injustas, mal formuladas. Entre a lei e a justiça, fiquemos com a justiça! “A justiça....”, conforme o Catecismo da Igreja Católica (nº 1836) “... consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhe é devido”.

Portanto, meus amigos, mais importante é o que faremos daqui para frente, a nossa atitude, a nossa decisão de mudar, de fazer acontecer, de ser diferente, deixando para traz o velho homem, a vida antiga de erros, de pecado, de tristeza, de prisão, porque o pecado aprisiona. O que é decisivo, neste processo, é o “acreditar”, isto é, o aderir efetivamente a Jesus e aos valores que Ele veio propor. Temos que ter discernimento, isso quem nos dá é o Espírito Santo, peçamos discernimento para distinguir o que é ilusório, passageiro, modismo, do que é eterno. E nas palavras de Jesus, aquele que crê tem a vida eterna!

Brasília/DF 08.08.2012
Maria Auxiliadôra