quarta-feira, 26 de março de 2014

A cura do cego de nascença


O Evangelho do 4º Domingo da Quaresma (Jo 9,1.6-9.13-17.34-38) propõe-nos o tema da “luz”, Jesus se apresenta como “a luz do mundo”.

Jesus cura um homem cego de nascença de maneira inusitada. Ao cuspir no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos daquele cego. Depois, manda-o lavar-se na piscina de Siloé. O homem obedece e volta enxergando.

Na Bíblia, interessante observar, a cegueira está ligada a endurecimento do coração. Aquela cegueira iria ser ocasião de Jesus, luz do mundo, manifestar seu poder e a finalidade de sua missão.

Pois bem, Jesus cura com lama (saliva misturado ao barro) exatamente para mostrar que o homem veio do barro e ao barro voltará. O cego de nascença simboliza o povo que nunca tomou consciência de sua própria condição de oprimido e, por isso, não chegou a ver a verdadeira condição humana. Após ter os olhos ungidos com lama, ele foi à piscina de Siloé, lavou-se e voltou enxergando, ou seja, a água simboliza o batismo que traz vida nova iluminada pela graça santificante. Questionado sobre quem era aquela pessoa que o havia curado, o homem respondeu: “É um profeta.”

Cabe destacar, naquele tempo a doença era vista (entendida) como pecado, isto é, a cegueira era proveniente de um pecador. Por isto, os discípulos perguntaram para Jesus quem tinha pecado, para que aquele homem tivesse nascido cego: “Foi ele ou seus pais?” Porém, Jesus responde que nem ele nem seus pais, mas ele é cego para que nele se manifestem as obras de Deus. “Nós temos que realizar as obras daquele que me enviou.... eu sou a luz do mundo”, completou Jesus.

Ora, foi o próprio Cristo que disse “eu sou a luz do mundo”. Se quisermos ver, enxergar, devemos deixar que Ele nos cure, abra nossos olhos e nosso coração. Devemos viver na luz e ser luz para o mundo! Sem Ele, sem a sua graça, nada conseguiremos.

Como pais, educadores, nós estamos a serviço da cura, a serviço da vida e da esperança para os nossos filhos e educandos. Estamos comprometidos com o ato e a atitude de educar, já que o educador cristão traz isto na alma.

Antes, devemos ser curados interiormente, pois temos que dar o exemplo de vida, ser sinal, luz, fermento de mudança pessoal e social. É fundamental alimentar a espiritualidade, cultivar a oração, a exemplo de Jesus, um homem de oração. É um desafio e é uma luta constante, em que haverão momentos de cansaço, nunca de pessimismo nem de frustração. Devemos crer que não estamos sozinhos nessa tarefa, e é muito bom saber que contamos com o Mestre Jesus.

Por isto, é preciso alimentar a espiritualidade, cultivar a oração. Por isto a necessidade dos exercícios quaresmais: rezar, fazer penitência, praticar caridade fraterna. Por isto devemos confessar nossos pecados.

Se quisermos verdadeiramente viver na luz e ser luz para o mundo, devemos nos abrir para a luz do Cristo e somente desta maneira enxergaremos a verdade. Assim, peçamos que o Senhor ilumine a nossa vida!

Brasília 25/03/2014

Maria Auxiliadôra